Como realizar uma eleição sindical de forma transparente

Eleição Sindical Transparente

Assim como na eleição dos governantes do nosso país, quando falamos de eleição nos sindicatos devemos ter em mente a mesma transparência no processo.

Essa etapa é uma das mais importantes para a continuidade das ações sindicais, pois nela são definidos os nomes que irão dirigir a entidade e representar politicamente toda uma classe.

Para que se tenha uma eleição sindical transparente é preciso que os interesses coletivos se sobreponham aos pessoais durante todo o processo. Além disso, é importante que uma grande parcela da categoria participe, de forma a legitimar os dirigentes eleitos.

Saiba agora, como dar mais transparência ao processo eleitoral no seu sindicato.

 

Conheça o estatuto

O primeiro passo para a condução do processo eleitoral é ter conhecimento do estatuto da entidade. Nele estarão explicitados os prazos para publicação de atas, para convocações, a validade de processos, o percentual de renovação da diretoria, entre outras informações legais. Esse documento é importante para sanar qualquer tipo de dúvida referente ao sindicato e seus processos.

 

Promova ampla divulgação do processo eleitoral

Para que uma eleição sindical seja transparente, é fundamental que se dê publicidade a todo o processo. Matérias no site da entidade, e­-mail marketing, envio de SMS e telefonemas aos associados são alguns exemplo de como manter o passo a passo das votações ao conhecimento de todos. Afinal, se os filiados não estiverem inseridos em todas as etapas nem tiverem conhecimento do que de fato está acontecendo não poderão escolher a melhor combinação de representantes, não é?

 

Escolha uma data conveniente a todos

Como o sindicato é a entidade de representação de toda uma classe, os seus dirigentes representarão os interesses de muitas pessoas. Por esse motivo, é importante que as eleições ocorram em uma data na qual seja mais provável que todos possam comparecer e votar. Vésperas de feriados e finais de semana, por exemplo, não são indicados.

 

Monte postos de votação em mais de um local

Por lei, os sindicatos podem e devem montar pontos de votação na própria sede, em suas delegacias e outros locais de representatividade para a categoria. Com isso, um maior número de pessoas terá acesso às urnas e poderá participar desse processo democrático. Não se esqueça de que é fundamental divulgar com antecedência os locais e horários nos quais as pessoas poderão votar!

 

Elabore uma cartilha explicativa

Uma boa forma de manter a lisura e transparência do processo eleitoral da sua entidade é confeccionar uma cartilha explicativa e distribuí-la aos sindicalizados.

Esse material poderá conter informações sobre:

  • Os candidatos e suas propostas;
  • Etapas do processo;
  • Importância de participar;
  • Data, locais e horários de votação.

A disponibilização da cartilha poderá ser feita através do site da entidade, do envio de e­-mail marketing para cada filiado ou, ainda, distribuída de forma física.

 

Recomendações

O sindicato deverá fazer a guarda da documentação das eleições por, no mínimo, 10 anos. A ata de posse da diretoria deverá ser registrada em cartório e uma cópia deverá ser anexada ao processo eleitoral.

Por fim, não deixe de consultar a Seção VI da CLT, que trata das eleições sindicais, para garantir que está cumprindo com a lei na entidade que você dirige.

 

E aí, pronto para realizar uma eleição sindical transparente?

 

Solicite um orçamento agora mesmo e surpreenda-se com a facilidade de uma ELEIÇÃO 100% ONLINE!!!

SOLICITAR UM ORÇAMENTO AGORA

 

Fonte: VOTOONLINE

 

Gostou desse artigo? Então compartilhe com alguém!

Compartilhe na sua rede social favorita

Deixe um comentário

Fechar Menu
Fale com a gente pelo WhatsApp